Geotermismo
Geotermismo - é a produção de energia calorífica pelo Planeta Terra. A
Terra emana constantemente quantidades consideráveis de energia sob a forma de calor. Conhece-se a existência de tal fluxo através de observações em poços de petróleo, em sondagens e em minas, onde é bem evidente um aumento da temperatura com a profundidade.
Origem do Calor interno da Terra – Admite-se que a Terra é uma
“gigantesca máquina térmica”. A energia térmica interna da Terra tem provém de três fontes fundamentais:
-
A primeira advém da energia inicial do planeta, está relacionada com a origem da própria Terra, ou seja corresponde ao calor remanescente da origem do planeta.
-
A segunda fonte de energia térmica é a desintegração progressiva de elementos radioactivos presentes no material rochoso que constitui o planeta Terra.
-
A terceira fonte de energia térmica interna do globo terrestre deve-se à pressão exercida pelos materiais das camadas superiores sobre as subjacentes. Gradiente Geotérmico – é a taxa de variação da temperatura com a profundidade, corresponde ao aumento da temperatura com a profundidade e exprime-se em ºC/m.
O seu valor médio é de 0,03 ºC/m até à profundidade de aproximadamente 8 Kms.
Esta variação da temperatura com a profundidade, ou seja o gradiente geotérmico, não se processa de um modo contínuo e uniforme, pelo contrário, os dados apontam para uma diminuição do gradiente geotérmico com a profundidade. Grau Geotérmico – corresponde ao número de metros que é necessário percorrer em profundidade, para que a temperatura aumente um grau centígrado. Exprime-se em m/ºC. O seu valor médio é 33/34 m/ºC, podendo obviamente, haver zonas terrestres de variações muito grandes.
Nas zonas de vulcanismo recente, em virtude da maior proximidade do magma, o grau geotérmico é menor do que o valor médio. Por outro lado, em áreas estáveis o grau geotérmico é maior.