Geotermia
Fontes de Energia
Trabalho apresentado pelas alunas Fernanda Rangel e Gabriela Pedra, da 3º série do Ensino Médio, para a disciplina de Física.
Rio das Ostras
2013
‘’A política energética deverá ser derivada da política ambiental no futuro.’’
Timothy Wirth
Sumario
1. Introdução
O conceito de energia evoluiu muito ao longo da Historia. No inicio dos tempos, o Homem contava com a ‘’força muscular’’ que adquiria através dos alimentos. Mais tarde, o mesmo, aprendeu a desenvolver processo que lhe permitiram utilizar, com melhor eficácia, a energia que já conhecia, mas também utilizar outras formas; a descoberta do fogo constituiu um importante marco em toda esta evolução.
Atualmente, sabemos que a energia, embora seja uma só, pode manifestar-se de diversas formas. O homem consegue transformar uma forma de energia em outra. Conhecemos algumas manifestações de energia, consoante as fontes de onde elas vêm, por exemplo, a eólica, a térmica, solar, etc.
Neste trabalho vamos tentar conhecer melhor a energia geotérmica.
2. Origem
A energia geotérmica existe desde que o nosso planeta foi criado. Tem origem na atividade térmica da Terra; como o seu interior atinge grandes temperaturas podem aparecer à superfície veios de água quente e vapor de água, sendo frequente, nas zonas vulcânicas a existência de fumarolas e de gêiseres.
Gêiser na Islândia.
Depósitos amarelos de enxofre junto de uma fumarola. 3. Definição
Energia geotérmica ou energia geotermal é o nome dado ao processo de obtenção de energia a partir do calor proveniente do interior do planeta Terra. Seu nome é a combinção de duas palavras gregas, sendo que ‘’geo’’ significa ‘’terra’’, e a terminação ‘’térmica’’ significa temperatura; o termo refere-se à busca de fontes de energia qe residem no interior do nosso planeto, relacionados a fontes de calor.
Os vulcões, as fontes termais e as fumarolas são