geotecnologias e energia
Devido ao grande espaço territorial e à utilização preponderante de hidrelétricas, a geração e transmissão de energia no Brasil envolve áreas muito extensas.
A coleta de informações sobre estas áreas, há algumas décadas, era feita apenas em documentos e mapas em papel, que impossibilitava uma análise que combinasse diversos mapas e dados.
O desenvolvimento dos recursos ligados à Informática tornou possível o desenvolvimento de tecnologias capazes de armazenar e representar tais informações em ambiente computacional, abrindo espaço para o aparecimento do Geoprocessamento.
Atualmente, as tecnologias de geoprocessamento representam uma solução prática no levantamento das áreas envolvidas na geração e transporte de energia, sendo aplicadas de forma mais econômica e eficaz em um sistema que também possibilita o gerenciamento e monitoramento ambiental.
Estas geotecnologias permitem o levantamento de dados de paisagens e áreas em que ocorre geração de energia utilizando imagens de alta resolução espacial, resultando na criação de um banco de dados, visando à análise espacial e ambiental, bem como a regularidade de ocupação segundo a legislação vigente. Como produto final é gerado material cartográfico útil às equipes de campo do setor energético e um sistema de informações geográficas (SIG) específico para este fim.
Através da interpretação e digitalização da imagem com a geração de arquivos baseados em normas técnicas específicas, é possível analisar áreas de risco, áreas críticas e situações que não se enquadravam na legalidade de ocupação físico-espacial das regiões em questão.
Neste trabalho são apresentadas as principais tecnologias aplicadas ao levantamento de dados de paisagens e áreas em que ocorre geração de energia.
1. GEOPROCESSAMENTO
O termo Geoprocessamento denota a área do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o