Geotecnia
Sondagens e Fundações
Belo Horizonte
2012
Geotecnia:
Sondagens e chumbadores Injetados
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia Científica, do curso de Engenharia Civil, do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
Orientador: Prof:
Belo Horizonte
2012
Resumo
Os trabalhos geotécnicos são realizados com base no conhecimento profundo dos solos, obtidos em grande parte através do relatório de sondagem. Segundo a NBR-6484, para geração dos relatórios de sondagem são necessários no mínimo três furos, com o objetivo de se fazer uma triangulação do terreno, para o reconhecimento do solo verificando as suas características materiais e de resistência. A partir deste conhecimento pode-se dimensionar o tipo de fundação mais adequado e econômico para a construção, como por exemplo, o uso de perfil metálico em solos menos resistentes. De acordo com o levantamento topográfico do terreno, verifica-se a necessidade de contenção de terras, onde existe uma variedade de recursos, dentre eles o solo grampeado. A partir do conjunto de conhecimentos geotécnicos acumulados são geradas as cartas geotécnicas das cidades, classificando os tipos de solos de acordo com cada região.
Sumário
FORMAÇÃO DOS SOLOS
ESTADO DOS SOLOS
ÍNDICES FÍSICOS
CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS
COMPACTAÇÃO
FLUXO DE ÁGUA NOS SOLOS
COMPRESSIBILIDADE
SONDAGENS MISTAS E A PERCUSSÃO
INFRAESTRUTURA DE UMA EMPRESA DE SONDAGEM
NBRs
SERVIÇO DE SONDAGEM
CHUMBADORES INJETADOS: A QUALIDADE DO SOLO GRAMPEADO
Introdução
Geotecnia é a parte da geologia que estuda as propriedades dos solos e das rochas em função de projetos de construção. A elaboração de projetos geotécnicos em geral, exige, como um requisito básico e imprescindível, um adequado conhecimento do subsolo no local da obra. Assim a identificação e classificação das diversas camadas que o compõe, bem como, a avaliação de suas propriedades de engenharia, constituem elementos