george anthony gamow
Nasceu na cidade de Odessa, no então Império Russo, hoje na Ucrânia. Iniciou seus estudos na Universidade de Novorossiya (1922-1923) e na Universidade de Leningrado (1923-1929), onde estudou com Alexander Friedmann até a morte deste, em 1925. Trabalhou no Instituto de Física Teórica da Universidade de Copenhagen, de 1928 a 1931, tendo trabalhado também com Ernest Rutherford no Laboratório Cavendish, em Cambridge.
Em 1928, Gamow se utilizou da idéia de tunelamento quântico para solucionar a teoria do decaimento alfa. Sabemos que, na mecânica quântica, existe uma probabilidade de que a partícula possa ser emitida do núcleo atômico e escapar, apesar da grande quantidade de energia necessária para vencer o elevado potencial do átomo. Gamow encontrou um modelo para o potencial nuclear.
Mudou-se para os Estados Unidos em 1934 e, no mesmo ano, iniciou seus estudos na Universidade George Washington, onde publicou trabalhos com Edward Teller, com o físico brasileiro Mário Schenberg e com Ralph Alpher. Em 1948 publicou, juntamente com Ralph Alpher e Hans Bethe, o artigo “A Origem dos Elementos Químicos” (Physical Review, Abril 1, 1948). O trabalho ficou conhecido como a teoria “Alpher-Bethe-Gamow”.
George Gamow (seu nome de nascença é George Anthony Gamov)Georgi Antonowitsch Gamow; Odessa, 4 de março de 1904 — Boulder, 19 de agosto de 1968) foi um físico e divulgador científico norte-americano nascido na Ucrânia Gamow tornou-se cidadão estadunidense em 1940.
George Gamow concebeu um importante trabalho sobre Cosmogonia com Ralph Alpher que foi publicado como a Teoria Alpher-Bethe-Gamov em 1948. Gamow adicionou o nome de Hans Bethe (que não participara da concepção do trabalho) para fazer um trocadilho