Georg Wilhelm Friedrich Hegel
Friedrich Hegel foi um filósofo alemão. Um dos criadores do sistema filosófico chamado idealismo absoluto. Foi precursor da filosofia continental e do marxismo. Friedrich Hegel (1770-1831) nasceu em Stuttgart, Alemanha, no dia 27 de agosto de 1770. Georg Wilhelm Friedrich Hegel morreu em Berlim, na Alemanha, no dia 14 de novembro de 1831.
Formação
Friedrich Hegel estudou no seminário de Tubinga com o poeta Holderlin e o filósofo Schelling. Foi professor de latim em Nuremberg e ocupou a cátedra na Universidade de Heidelberg. Foi também professor da Universidade de Humcorsvick onde lecionou filosofia. Friedrich Hegel era admirador das obras de Kant, Spinoza e Rousseau.
Teoria
A teoria desenvolvida por Hegel foi: o idealismo absoluto que abrangeu várias áreas do conhecimento como a política, a psicologia, a arte, a filosofia e a religião. A teoria do filósofo baseia-se na ideia de que as contradições e dialéticas são resolvidas para a criação de um modelo, que tanto pode refletir-se no espírito sentido de alma e aspirações ideais, como no Estado político.
Obras
Fenomenologia do Espírito (1807): Fenomenologia do Espírito foi a sua obra maior. O livro refletia as etapas da consciência que apreende o mundo e encontra a si mesmo para chegar finalmente à totalidade e ao absoluto. O pensamento hegeliano (de Hegel) foi crucial para o desenvolvimento das teorias de Karl Marx, embora este usasse o método dialético de Hegel em bases materialistas e econômicas.
Ciência e Lógica (1812-1816): A Ciência da Lógica é, propriamente falando, uma obra de Filosofia primeira, voltada à interrogação sobre o começo do conhecimento, sobre o ser e suas determinações categoriais. Em linguagem hegeliana, trata-se do ser em seu vir-a-ser, culminando na Idéia, passando pela mediação da Essência.
Elementos da Filosofia do Direito (1817-1830): Esta obra faz a mais consistente apresentação da filosofia legal moral, social e política de Hegel e expande