Geoprocessamento
Sebastião Nunes de Almeida Neto
Neto_bala.sba@hotmail.com
Graduação no Curso de Gestão Ambiental da Faculdade UNOPAR – Seabra-Ba.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar o uso e/ou importância do geoprocessamento no processo administrativo de licenciamento ambiental, utilizando-se de técnicas computacional que permite levantar, analisar e integrar dados de variáveis ambientais.
Palavras-chave: Licenciamento Ambiental, Geoprocessamento, Sistema de Informação Geografica, Meio Ambiente.
1. INTRODUÇÃO
O licenciamento ambiental é um importante instrumento de gestão da Política Nacional de Meio Ambiente. Por meio dele, a administração pública busca exercer o necessário controle sobre as atividades humanas que interferem nas condições ambientais.
Visto que tem se aumentado o numero de atividades potencialmente poluidoras do meio ambiente, faz se necessário uso dessa importante ferramenta, e como instrumento de apoio, o geoprocessamento, que auxiliará em varias fases do licenciamento, principalmente nas tomadas de decisões.
O Geoprocessamento abrange uma série de tecnologias que lidam com imagens de satélites, mapas digitais, posicionamento preciso de pontos na superfície terrestre, sistemas de informação geográfica, bancos de dados, ambientes computacionais voltados à interpretação de fenômenos relacionados à terra, sendo um campo de estrutura multidisciplinar que envolve uma grande diversidade de profissionais.
2. DESENVOLVIMENTO
O licenciamento ambiental constitui-se de um ato administrativo relativamente complexo que trata da localização, instalação, ampliação, alteração e operação de empreendimentos ou atividades utilizadores de recursos naturais. O grande