GEOPROCESSAMENTO
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: DINÂMICA POPULACIONAL
PROFESSOR (A): MARIA ANTONIA TAVARES DE OLIVEIRA ENDO
ATIVIDADE: TRABALHO EM GRUPO
TEMA: TEORIA DE MALTHUS
ALUNOS: MARCIA ANDRADE COSTA, LUCAS GONÇALVES E LUCIO PEREIRA.
Janeiro/ 2014 Carlos Chagas – MG
ATIVIDADE SOBRE A TEORIA DE MALTHUS
A atividade proposta a seguir poderá ser feita em grupos de três alunos. O objetivo é que haja a oportunidade de se debater sobre as ideias apresentadas no texto e a partir das reflexões dos componentes do grupo se formular uma única resposta para cada questionamento. Cada componente do grupo deverá postar a atividade e citar os nomes dos demais colegas de grupo. Boa leitura e bom trabalho!
Nas paginas 29, 32, 34, 35, 36 e 37, você encontrará argumentos que permitirão uma reflexão consistente sobre a teoria de Malthus. Ao final da leitura destas paginas, faça o que se pede:
1) - Escreva que ideias, basicamente, contrapõem os chamados otimistas daqueles chamados pessimistas frente às questões demográficas.
Malthus elaborou sua teoria populacional, discutindo a relação entre a pobreza e as condições de subsistência da população, centrando-se basicamente na produção de alimentos. Polemizando com os socialistas utópicos, que propunham uma sociedade igualitária como alternativa para a miséria enfrentada por segmentos da população, Malthus defendia que a causa verdadeira da miséria humana não era a sociedade dividida entre proprietários e trabalhadores, ricos e pobres. Na sua visão, a miséria seria um obstáculo positivo, que atuou ao longo da história para reequilibrar a desproporção natural entre o crescimento populacional e a produção dos meios de subsistência. O fundamento de sua concepção estaria em uma lei natural, segundo a qual o crescimento da população ocorreria em um ritmo geométrico e a dos produtos de subsistência num