Geopolítica
1-O que se pode compreender por integração econômica?
O processo de integração econômica é um conjunto de medidas que tem como objetivo promover aproximação e a união, entre as economias de dois ou mais países inicia-se com as reduções de tarifas aplicadas ao comércio integrante. O segundo passo é reduzir as restrições não tarifárias, ou seja, barreiras que limitam o intercâmbio.
2-Quais são os fatores preponderantes para que um pais se adere a uma integração econômica?
A ampliação do mercado por meio da eliminação de obstáculos, do fluxo de mercadoria, serviços e fatores de produção, deveria propiciar não só melhor alocação de recursos como também um incremento da concorrência, o que significaria preços mais baixos, melhoria da qualidade dos produtos e aumento da produtividade dos fatores de produção.
3- Quais são as fases processuais por que passa a integração econômica. Explique cada uma delas sucintamente.
As fases da integração econômica:
1ª Zona de preferência tarifária: estabelecer preferências tarifárias entre países membros.
2ª Zona de livre comércio: é a eliminação de alíquotas de importação no intercâmbio de produtos.
3ª União aduaneira: uma mesma tarifa para produtos importados para países não pertencentes ao grupo, e, eliminando os complexos problemas da definição das regras de origem.
4ª Mercado comum: não prevê apenas a livre circulação de bens, como é o caso da união aduaneira, mas também a livre circulação de serviços, capitais e mão de obra.
5ª União econômica: é diferente de união monetária. Pressupõe que as diversas legislações nacionais relativas ao sistema comunitário sejam uniformizadas ou pelo menos harmonizadas, que estejam sob o controle de uma autoridade comum e que as políticas nacionais sejam substituídas por políticas comuns a todos os Estados.
6ª União monetária: não significa a existência de uma moeda única, mas tem como culminar, a moeda única emitida pelo Banco Central Europeu. União monetária