Geopolitica
Tema: OLHARES E LEITURAS
SUB TEMA: A ARTE ATRAVES DOS TEMPOS
Justificativa: a evolução da arte barroca para contemporânea,através da exposição”CONTRAPONTO” mostrado por diferentes artistas.
Objetivo: ampliar nosso conhecimento em artes diferenciadas e também lugar de fácil acesso.
Desenvolvimento: o grupo formado por cinco(5) integrantes,visitamos o Museu da Arte Sacra,localizado na Avenida: Tiradentes,676 Luz SP.
O Museu de Arte Sacra de São Paulo é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, sua instalação data de 28 de junho de 1970. Desde então, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão.
A parte mais antiga do complexo foi construída sob orientação de Frei Antônio de Santana Galvão que faleceu antes do término das obras, para abrigar o recolhimento das irmãs concepcionistas, função esta que se mantém até hoje no andar superior do prédio,passaram a ser as monjas totalmente reclusas.
O acervo do museu começou a ser formado por Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo,hoje podemos apreciar a arte contemporânea em terreno barroco, que é bem acentuado, mas não é a única, como apregoado, o acervo atual é composto por retábulos, altares, oratórios, imagens sacras, livros raros, prataria, ourivesaria, mobiliário, telas, objetos e vestimentas litúrgicas. Também inclui uma coleção de presépios com mais de 130 conjuntos produzidos com as mais diversas técnicas e oriundos de diferentes países e regiões do Brasil.
As peças na grande maioria são feitas em madeira policroma do,os quadros mostram a intensa inspiração que cada artista quis