Geopolitica
São José dos Campos
Setembro 2012
UNIDADE 3 – O ESTADO-NAÇÃO: DAS REVOLUÇÕES BURGUESAS À ERA DOS IMPÉRIOS
Atividade
A Revolução Industrial a partir do século 18 criou um mundo novo de possibilidades tecnológicas e produtivas. Um dos efeitos da industrialização foi uma nova corrida colonial européia em direção à África e a Ásia. Levando em conta os conteúdos da Unidade 3, faça uma pesquisa aprofundando a questão do Imperialismo europeu na África. Como ficou dividido o espaço geográfico africano pelas potências europeias? Quais as consequências em termos sociais, econômicos e políticos para os povos africanos da exploração imperialista europeia?
Depois de concluir sua atividade poste-a no Portfólio.
Imperialismo na África
Podemos dizer que o imperialismo chamado também de período Neocolonialismo, foi excepcionalmente pela expansão territorial, cultural e econômico de nações européias sobre outras nações menos evoluídas, neste caso, o continente africano. Em 1850 a Europa tornou-se o continente mais poderoso do mundo, a revolução industrial foi um sucesso. As fabricas encontrava-se no auge da produção, produzindo tanto que a própria Europa não conseguia consumir, por isso houve a necessidade de buscar novas terras, para venderem estes produtos industrializados e buscar pela matéria-prima. Neste mesmo cenário houve grande emigração dos europeus para diversas partes do mundo. O motivo foi que a “Europa” estava pequena demais para tanta gente desempregada que foram substituídas pelas maquinas.
Durante o século XIX e o inicio do século XX o território africano foi brutalmente invadido em busca de riquezas, fazendo com que a população fosse submetida ao poder e a exploração, sendo justificados por preceitos religiosos, políticos, econômicos e