geopolitica
Vivemos em uma sociedade institucionalizada e composta por organizações. Todas as atividades relacionadas com a produção de bens (produtos) ou prestação de serviços são planejadas, coordenadas, dirigidas, executadas e controladas pelas organizações. As organizações são entidades complexas constituídas de pessoas e de recursos não humanos (recursos físicos, materiais, financeiros, tecnológicos e etc). As vidas das pessoas dependem das organizações. E estas dependem da atividade e do trabalho daquelas. As organizações são heterogêneas e diversificadas, com diferentes tamanhos, características, estruturas e objetivos. Existem organizações lucrativas (como empresas em geral) e organizações não lucrativas (como Exército, Igrejas, empresas e serviços públicos, entidades filantrópicas e ONGS). A TO (Teoria das Organizações) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo das organizações em geral. A Administração nada mais é que a condução racional das atividades de uma de uma organização, seja ela lucrativa ou não.
O que é Administração ??
Administração(do latim ad – direção, tendência para e minister – subordinação ou obediência) e significa originalmente aquele que realiza uma função sob o comando de outrem, isto é, aquele que presta serviço a outro.
As Teorias da Administração
As Teorias da Administração possuem uma forte capacidade preditiva, ou seja, elas permitem prever, com base em uma lógica clara, os efeitos que as ações administrativas irão provocar no mundo real. Como toda ciência, elas se baseiam em relações de causa e efeito. É claro que nada é válido para todas as circunstâncias. Tudo depende da situação e das circunstâncias em que a organização se encontra.
Como foram construídas as Teorias Administrativas??
1 – Análise crítica da experiência empírica: Desde a criação das primeiras