geopolitica
Esse termo nasceu com o jurista e prof. universitário sueco Rudolf Kjellén, em 1905, como uma proposta de divisão da política, como um ramo da ciência do Estado ou ciência política. Kjellén na verdade propôs várias disciplinas (Demopolítica, Ecopolítica, Cratopolítica, Sociopolítica...), mas só a Geopolítica ganhou repercussão e teve continuidade.
Rudolf Kjellén (1864-1922) Foi quem cunhou o termo geopolítica em 1899 ou 1905. Ao pretender renovar a ciência política e inserir o nacionalismo como um de seus modos de manifestação, vislumbrou quatro elementos como elaboradores do Estado: território, economia, sociedade e governo. A política teria cinco “dedos” ou estudos: a geopolítica (território), a demopolítica (povo, raças), a ecopolítica (atividade econômica e política), a sociopolítica (sociedade) e a cratopolítica (governo).
AUTORES GEOPOLÍTICOS CLÁSSICOS
1 - Rudolf KJELLÉN (1864-1922) r Criador do conceito, num artigo publicado numa revista jurídica sueca: As grandes potências (1905). r Posteriormente, num livro – O Estado como forma de vida (1916) – ele define a geopolítica como “a ciência do Estado como organismo geográfico”. r Kjellén foi professor de Ciência Política e Teoria do Estado nas universidades de Uppsalla e Guthemburg. Foi também parlamentar (deputado) em dois mandatos: 1905-8 e 1911-17.
Leitor de Ratzel e político conservador, além de pan-germanista, Kjellén concebeu a geopolítica como um ramo da ciência política, vista como “ciência pragmática”, engajada no fortalecimento do Estado.
A geopolítica para Kjellén seria dividida em três partes: a Topolítica (situação geográfica, lage), a Morfopolítica (território, raum) e a Fisiopolítica (domínio = recursos naturais)
2 - Alfred MAHAN (1840-1914)
Almirante e principal nome da estratégia naval, enfatizou o poder marítimo (marinha, controle dos mares ou das rotas de comércio);
Obra principal: The influence of Sea Power upon History