Geopolitica
Fiquei muito lisonjeada com a oportunidade que O Bazar Novo Pacaembu ofereceu para poder dividir com vocês um pouco que conheço desse mundo de massinha tão apaixonante que é o Biscuit (ou Porcelana Fria). Este espaço vai servir para conversarmos, aprender um pouco e trocarmos muita figurinha. Então chega de papo e vamos ao que interessa não é mesmo?
Inicialmente o Biscuit era feito de uma mistura de sal, farinha e água, a chamada “pasta de sal” para se fazer trabalhos delicados que pudessem servir de enfeite. Ainda hoje se encontra pela internet receita dessa massinha que geralmente é feita para a felicidade da criançada.
Mas a resistência dessa massa era muito baixa e a durabilidade das peças ficava comprometida, então era preciso encontrar algo que fosse mais firme. Um material que não tivesse apenas uma boa durabilidade, como também recebesse bem pintura dentre outros acabamentos.
Quando se acrescentou outros elementos à massa ela ganhou a consistência e a funcionalidade que era preciso. Surgia então o Biscuit que também é conhecido como “Porcelana Fria”. Este termo é usado em muitas ocasiões e até pode confundir quem não conhece a técnica, pois a peça fica com um aspecto de porcelana, mas sem precisar ser queimada no forno, já que a massa em contato com o ar permite que a água evapore e assim seque firme.
Então aqui vão algumas dicas:
Hoje já podemos encontrar massa pronta em diversas marcas nas lojas de artesanato, mas ainda existe quem prefira fazer em casa. E para estas meninas e meninos eu separei uma receita que aprenderemos em detalhes na próxima aula. Enquanto isso providenciem os ingredientes pois faremos juntas esse passo-a-passo: amido de milho (Maizena); cola Cascorez Extra (rótulo azul) ou Cola Cascorez Porcelana Fria; vaselina líquida; vinagre ou suco limão (age como conservante); creme para mãos (não gorduroso) para sovar a massa.
Como fazer a massa veremos na próxima aula, combinado?