Geopolitica
Nome: Data: 24/09/12
Grupo1:
Importância dos Oceanos e Mares na geopolítica. O domínio do mar.
Papel das Rotas Comerciais
Os Oceanos e Mares tem grande importação, pois vieram marcar a “libertação”, do comércio e marcam as ampliações das negociações entre os países antes cada rota era determinada por um chefe e na sua maioria eram muito perigosas, e levava-se até 1 ano para sua conclusão. As rotas comerciais vieram facilitar o comércio entre países, e movimentar a economia.
Grupo 2:
As principais rotas comerciais, os principais “produtos” e os países dominantes.
Fase 1 – Até o século dos descobrimentos
Fase 2 – De 1500 a 1750
Nessa fase o desenvolvimento do comércio se tornou visível, algumas regiões se tornaram desenvolvidas economicamente, Lisboa se destacou por estar situada entre as duas principais rotas comerciais - mediterrâneo e atlântico, movendo/renovando a economia. Essa fase colocou os países em contato entre si, trouxe o desenvolvimento e o capitalismo.
Grupo 3:
As principais rotas comerciais e os principais “produtos”
Fase 3 - Pós-revolução industrial – 1750 a 1930
Fase 4 - Rotas Comerciais oceânicas de 1930 a 2013.
Devido ao alto custo do transporte rodoviário, o transporte marítimo estava em alta, e a construção das ferrovias também se iniciou. No século XVIII o açúcar brasileiro abriu fronteiras e ocupou grande destaque no mercado português, com o crescimento a mão de obra escrava se fez necessária. Os principais produtos eram especiarias, sedas, ouro e porcelana. Nesta fase o Brasil passou a teve um alto índice de exportações.
Grupo5:
Convenção das Nações Unidas Sobre o Direito do Mar – 1982
É a convenção das nações unidas sobre o direito do mar, um tratado multilateral celebrado sob os auspícios da ONU, em Montego Bay, Jamaica, em 10 de Dezembro de 1982, que define e codifica conceitos herdados do direito internacional costumeiro referentes a