Geopolitica
O geógrafo britânico Halford Mackinder, em 1904 profere sua conferência intitulada "The Geographical Pivot of History". Embora não tenha utilizado a expressão geopolítica, “Mackinder construiu toda uma teoria que tem na geoestratégia a chave para hegemonia mundial”, afirmou Vesentini (2004, p.18).
Segundo sua teoria o controle do mundo ensejaria domínio sobre determinado espaço terrestre no coração do Velho Mundo, o que ele chamou de ilha mundial, e dentro dessa ilha havia uma área central localizada entre a Europa e a Ásia e nela a região geoestratégica ou heartland, que corresponde a Europa Oriental, permitindo a disseminação do poder daquele que a detivesse.
Para Mackinder "quem controla a hertland [terra-coração] domina a pivot área e quem domina a pivot área controla a "ilha mundial", e quem controla a "ilha mundial" domina o mundo." (Mackinder, H. apud Vesentini, J. loc. Cit).
A teoria de Mackinder nada mais é que um estudo estratégico com vistas a proteger a Inglaterra que deveria criar um isolamento entre a Rússia e a Alemanha, impedindo uma aliança entre as duas, evitando um possível colapso no equilíbrio europeu.
2) Quais os principais autores e ideias sobre poder marítimo? o almirante norte-americano Alfred Mahan é considerado um dos precursores da geopolítica, apesar de nunca ter utilizado o termo. Na sua célebre obra "A influência do poder marítimo sobre a história", publicado em 1890, o autor descreve como o uso estratégico do poderio naval e seu controle seriam determinantes para hegemonia mundial, pois significa o controle das vias por onde circulam os fluxos comerciais. Controlar o poder naval era a chave para o Estado que almejasse ascender à potência mundial.
Os EUA concretizaram as idéias de Mahan, pois construíram bases navais fora dos EUA, construíram o canal do Panamá e, principalmente, transformaram sua marinha na mais poderosa do mundo. Segundo Mello (1999,