geopolitica mundial
CAMPUS ENGENHEIRO COELHO
COLÉGIO UNASP
GEOGRAFIA
GABRIELA TURRA
GEOPOLÍTICA MUNDIAL
ENGENHEIRO COELHO
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO………………..………………..………………..…………………02
PRIMAVERA ÁRABE………………….………………..………………..……….03
AL-QAEDA………..………………..………………..………………..……………03
BOKO HARAM………………..………………..………………..…………………04
ESTADO ISLÂMICO……………………………..………………..…....…………04
CONCLUSÃO………………..………………..………………..………………….05
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS……………………….………………..…...06
INTRODUÇÃO O trabalho a seguir foi desenvolvido para esclarecer, de forma resumida, os conceitos de Estado Islâmico, Al-Qaeda, Boko Haram e Primavera Árabe. Se tratam de movimentos sociais e grupos terroristas que buscam uma forma diferente de sociedade, justiça e organização geopolítica, mesmo que não sendo do melhor método. Claramente, que por se tratar de meios intensos de expressão, as organizações mundiais tentam controlar os ataques destes grupos, deixando o Oriente Médio um campo de batalha infinito e de constantes mudanças geopolíticas que influenciam o mundo, principalmente quando se trata de interferências externas vindas dos Estados Unidos e grupos como OTAN e ONU.
PRIMAVERA ÁRABE
A primavera árabe foi uma onda de protestos que ocorreu no Oriente Médio e norte do continente africano para reivindicar melhorias nas condições de vida e governo.
O movimento começou na Tunísia com a chamada Revolução de Jasmin que ocorreu devido à insatisfação da população com o sistema ditatorial, qualidade de vida ruim, caos econômico e a quantidade absurda de jovens desempregados. Essa revolução serviu de impulso para muitos outros protestos realizados na Líbia, Egito, Síria e Iêmen com o mesmo objetivo de derrubar ditadores; em Omã e Marrocos para diminuir os poderes do rei; e na Jordânia, Bahrein e Argélia para derrubar reis e presidentes opressores.
Os Estados Unidos e algumas potencias européias ainda apóiam as autocracias e