Geomorfologia
Composição da TerraFonte:USGS/USGov./modificado por E.Zimbres1=Crosta;
2=Manto;3=Núcleo;
3a=Núcleo externo líquido;
3b=Núcleo interno sólido;4=Litosfera;
5=Astenosfera
Movimento orogenético: movimentos bruscos na horizontal.
Movimento epirogenético: movimentos lentos na vertical.
Diferenciação de limites entre placas tectônicas
Segundo Guerra; Cunha, as placas tectônicas apresentam-se em três limites diferentes:
Divergentes: as placas afastam-se uma das outras permitindo a formação de uma nova crosta terrestre. EX: formação de dorsais meso-oceânicas.
Convergentes: as placas chocam-se fazendo com que a mais densa seja encoberta pela outra gerando fusão parcial da placa que submergiu. EX: Placa do Pacífico.
Transformante ou Conservativos: as placas deslizam sem que ocorra fusão de novo fundo. Exemplo a Falha de San Andreas na América do Norte.
Terremoto:
Com a movimentação das placas tectônicas em aproximadamente 1 centímetro por ano, acumula-se tensões perto das zonas de atrito. Quando o limite de resistência da rocha é ultrapassado, essas tensões são liberadas e ocorre uma ruptura, a qual gera vibrações que se propagam em diferentes direções. A essas vibrações damos o nome de terremotos.
Hipocentro:
É a fonte de onde partem as ondas vibratórias.
Epicentro:
è a vibração, na superfície da Terra, decorrente do hipocentro.
Tsunamis
Os tsunamis são ondas gigantescas que podem atingir 10 ou 20 metros de altura. São ocasionadas, após a ocorrência de um grande terremoto com epicentro no mar. Devido à ocorrência do epicentro, uma coluna de água que estava sobre o local do epicentro começa a deslocar-se, rapidamente, em