Geomorfologia
Grav. 1- Alguns estudos... Tem indicado uma relação entre a intensidade da brisa e o formato da costa litorânea que pode influenciar a maior predominância de chuvas em algumas localidades.
No passado o Recife, algumas partes do bairro do recife, havia uma forma de Baía, havia uma baía e tem estudos que indicam que em localidades com baía há uma intensificação das brisas do mar, então pode ser que seja uma das condicionantes pra que chova mais em recife, mais em Jaboatão e menos já pra o litoral norte; por exemplo: em João Pessoa chove bem menos do que Recife. E Maceió, que está ao sul, também chove menos do que Recife, então tem q haver alguma relação característica física da localidade em Recife da localidade em recife pra que chova mais, pode ser também ilhas de calor, mas desde o passado já chovia mais em recife, logo essa é uma das características.
A partir do momento em que nós começamos a entrar no continente indo em direção oeste, o efeito da brisa vai perdendo intensidade, o relevo vai aumentando, vai precipitando no litoral e vai sobrando menos água na atmosfera para precipitar no agreste, então as chuvas vão perdendo intensidade, o volume de precipitação diminui de 1800 mm em recife pra 800 mm em Garanhuns, por exemplo, uma diminuição considerável pra pouco mais de 200 km ,das características, se pegarmos linha reta né porque na estrada é diferente. Então essa é uma das características da formação das chuvas, da relação entre as massas de ar e a característica física da região. (Em vários lugares nós vamos encontrar isso).
Altitude: 564 m – próximo da 1ª parada
Baía: Reentrância da costa litorânea por onde o mar avança para o interior do continente
Grav. 2-... “santuário mãe rainha”
...a radiação direta (no alvo) a temperatura aumenta, a sensação do nosso corpo também, no sol não incomoda tanto com vento, mas aqui já incomoda um pouco mais, por conta da radiação que não é interceptada pelas nuvens.
O papel da atmosfera