Geomorfo 2
O geoide e as principais morfologias
Prof. Maria Rosária
Miguel Ventura Campos - 21353570
Geomorfologia
Global
A Geomorfologia Global é o ramo do estudo das formas da Terra que objetiva descrever e determinar a gênese das paisagens, a partir do arcabouço das grandes formas estruturais do Planeta em que se leva em conta grandes intervalos de tempo.
Processos internos
São os processos geológicos que agem no interior da Terra e, portanto, dependem da energia do seu interior para o desenvolvimento, são denominados processos endogenéticos ou geodinâmicos internos.
Seus 3 principais tipos são:
- Atividade ígnea: intrusiva ou extrusiva;
- Orogêneses: é a formação ou construção de cadeias ou cinturão de montanhas, alinhadas ou arqueadas;
- Epirogêneses: soerguimento em larga escala (regional ou continental) da superfície terrestre sem significar dobramento ou falhamento;
Atividade ígnea
São relacionados à gênese, evolução e solidificação do material em fusão, existente no interior da Terra e que dá origem às rochas ígneas, intrusivas ou plutônicas, quando o magma se consolida na crosta, e extrusivas ou vulcânicas, quando o material em fusão extravasa na superfície.
Orogênese
Orogênese é um movimento tectônico que ocorre de forma horizontal, e pode ter duas configurações: convergente, quando duas placas se chocam; e divergente, quando duas placas se afastam. A primeira provoca o surgimento de dobramentos e cordilheiras e a segunda responde pela formação das dorsais
(cordilheiras submarinas).
Epirogênese é um conjunto de processos que resultam no movimento lento e generalizado da crosta terrestre, a qual sofre soerguimentos ou rebaixamentos amplos. Soerguimentos são também definidos como "movimentos positivos" (vertical e para cima) e abaixamentos como "movimento negativo"
(vertical e para baixo) das placas tectônicas.