Geometria Óptica
a) Divisão da óptica
A óptica é dividida em duas partes: Óptica Geométrica e Óptica Física. A Óptica Geométrica estuda as leis que descrevem o comportamento geométrico da luz nos fenômenos ópticos, estudando e analisando o comportamento e a trajetória da propagação luminosa. Já a Óptica Física estuda os fenômenos como difração, polarização, interferência e dispersão, ou seja, aqueles em que a natureza da luz predomina.
b) Valor da velocidade da luz
Durante muito tempo acreditou-se que a propagação da luz fosse instantânea, ou seja, ela seria imediatamente vista por um observador assim que fosse emitida a partir de uma fonte. James Clerk Maxwell mostrou que quando a luz se propaga através de um meio, ela o faz com uma velocidade determinada. Essa velocidade é extremamente alta quando comparada com velocidades registradas em fenômenos cotidianos. No vácuo, a velocidade de propagação da luz, qualquer que seja a frequência ou cor, é de aproximadamente 3,0 x 105 km/s ou 3,0 x 108 m/s. É no vácuo que a luz atinge sua maior velocidade.
Vvácuo = Var = 300000km/s = 3.108m/s
c) Princípios da óptica geométrica
A Óptica Geométrica se alicerça em três princípios básicos:
Princípio da propagação retilínea: um meio é denominado homogêneo quando apresenta as mesmas propriedades em todos os seus pontos. Nos meios homogêneos e transparentes, a luz se propaga em linha reta.
Princípio da independência dos raios luminosos: quando vários fixes luminosos, emitidos por fontes diferentes, propagam-se simultaneamente, cada um deles se comporta como se os outros não existissem. Isso significa dizer que os feixes podem se cruzar sem que um altere a propagação do outro.
Princípio da reversibilidade dos raios luminosos: a trajetória de um raio de luz não se modifica quando se inverte o sentido de sua propagação.
d) Reflexo da luz
Reflexão é um fenômeno físico no qual ocorre a mudança da direção de propagação da luz, ou seja, consiste no