Geometria Optica
ENGENHARIA CIVIL – 2º SEMESTRE
FÍSICA GERAL
ÓPTICA GEOMÉTRICA
ANDRESSA PISANESCH
BRUNO ROMANEZI - 20405998
CESAR EDUARDO
VINÍCIUS ALAN
PROFESSOR CARLOS ARMANDO CHOHFI
Introdução
Neste trabalho abordaremos alguns pontos sobre óptica geométrica. Veremos que apesar de ser demonstrada somente no século XIX, sua utilização ocorre desde tempos antigos. Veremos sobre os três princípios básicos que a rege, são eles propagação Retilínea da Luz, Independência dos Raios de Luz, Reversibilidade dos Raios de Luz. Veremos também temas como, Sombra e penumbra, eclipses, câmara escura, reflexão da luz, espelhos planos, espelhos esféricos, fibras ópticas, refração, dióptro plano, lâmina de faces paralelas, prisma, lentes esférica e instrumentos ópticos.
Queremos mostrar o comportamento da luz, nos diversos ambientes e em diferentes objetos, através da simples noção de raio de luz e alguns conhecimentos em geometria.
Índice
Sombra
Uma sombra é uma região escura formada pela ausência parcial da luz, proporcionada pela existência de um obstáculo. Uma sombra ocupa todo o espaço que está atrás de um objeto com uma fonte de luz em sua frente. A sombra muda de posição conforme a origem da luz. A sombra é algo inexistente, porém, é o nome que damos para a ausência da luz, a silhueta que é formada quando um corpo bloqueia a luz, portanto pode ser considerado incorreto dizer que um objeto "produz sombra".
Exemplos de bloqueios da luz feitos por corpos: Corpo completamente opaco: não permite a passagem de luz. Corpo meio transparente: permite, parcialmente, a passagem de luz, dependendo da opacidade. Quanto maior a opacidade de um corpo, maior será o bloqueio de passagem da luz e mais nítida será a sombra.
A sombra pode ser de diversos tamanhos, dependendo da distância em relação ao corpo bloqueador da luz e da distância da luz em relação ao