geometria nas escolas publicas
Apesar da Geometria ser um ramo importante da matemática, existem muitos problemas relacionados tanto ao seu ensino quanto a sua aprendizagem. Cada escola define os conteúdos que julgam importantes para a formação dos alunos e desta maneira a Geometria é frequentemente deixada de lado. Um conhecimento básico de Geometria é fundamental não so para os alunos interagirem adequadamente com o seu meio como também para se iniciarem em um estudo mais formal deste conteúdo. È importante que esse conhecimento básico – que compreende conceitos, propriedades e relações simples de Geometria – seja apresentado a partir de atividades experimentais e indutivas que possibilitam a percepção espacial, a descoberta e a visualização. Os problemas propostos privilegiam resoluções algébricas, com poucos exigindo raciocínio dedutivo e demonstrações, e esse é um dos fatores que poderão ser considerados como origem das dificuldades de aprendizagem de conhecimentos geométricos.
Considerando os muitos estudos já realizados sobre educação em especial na área de ciências exatas, nota-se uma grande falta de interesse e, consequentemente, dificuldade de aprendizagem por parte dos alunos. Este, por sua vez, já tem em mente que a matéria é difícil e se bloqueiam para aprende-la.
Diante da situação o grande desafio de educadores é encontrar métodos de ensino que atraiam os alunos e tornem as aulas de Geometria interessante. Portanto, trazer a Geometria para a realidade do aluno pode mudar essa concepção formalizada por estes tornando uma aula mais significativa quando promoverá a criatividade, o espirito investivo e a curiosidade do aluno.
Essa pesquisa tem importância devido a necessidade de encontrar algumas soluções possíveis para uma melhor aprendizagem dos conteúdos básicos de Geometria nas series iniciais do ensino fundamental II para que os alunos obtenham os conhecimentos básicos e futuramente não