Geometria na Arte
Trabalho de Matemática
Geometria na arte
2012
1 – Introdução
Arte pode ser considerada uma atividade humana ligada a manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular as instâncias inerentes à consciência e dando um significado único e diferente para cada obra. E a geometria possui uma grande influência na arte, quando elas são postas juntas.
2 – Geometria na arte
2.1 – Formação da imagem
A ideia de que tudo é divisível e simétrico quando olhado bem de perto pode ser representada na arte. A ideia de que tudo que vemos na verdade é uma formação simétrica e regular de minúsculos pontinhos de tamanhos regulares. Cada cor ou detalhe em um quadro, por exemplo, é formada por um grupo desses pontinhos que em sua unidade possuem cores diferentes, mas quando colocados lado a lado podem refletir a luz de outra maneira provocando a visão de quem os observa reproduzir uma cor padrão em particular. Em outras palavras, até mesmo um quadro que não representa figuras geométricas em seu todo, é geométrico mesmo assim, através desses pequenos pontos que formam a imagem total.
Exemplo
Exemplo
2.2 – Ilusões de óptica
Ela também serve para surpreender e enganar as sublimes entranhas daquele que nos provoca o entendimento, aquele que nos faz pensar, perceber e refletir; o nosso complexo cérebro. Elas induzem o nosso sistema visual a ver algo que não existe ou fazendo com que a gente veja algo de forma errada. Essas são a geometria para a criação de ilusões de óptica.
Podem parecer espirais, mas são círculos
Todas as linhas são retas
2.3 – Pintura e abstração
Com o auxílio de formas geométricas básicas - quadrado, retângulo, círculo, cruz e triângulo - e de pequena gama de cores, é possível representar a arte