Geometria Especial
1. Introdução
A geometria espacial é o estudo da geometria no espaço, na qual as figuras que possuem mais de duas dimensões recebem o nome de sólidos geométricos ou figuras geométricas espaciais.
2. Aresta
Na geometria, chama-se aresta o segmento que representa a intersecção de duas faces de um poliedro. Esse segmento comum é a "esquina", ou "quina" da figura geométrica. A aresta também possui o nome de "reta".
3. Face
Alguns poliedros têm mais de um tipo de face; como por exemplo o paralelepípedo, que possui faces quadradas e faces retangulares e a Pirâmide quadrada (ao lado), que possui faces triangulares e uma face quadrada. Cada face ganha um nome pelo número de arestas, lados ou ângulos.
Para se determinar o número de faces de um poliedro, é mais fácil observar sua planificação, onde se encontram todas as faces que o compõem. Desse modo, os poliedros podem ser classificados de acordo com o seu número de faces.
4. Poliedros
As figuras geométricas espaciais também recebem o nome de sólidos geométricos, que são divididos em: poliedros e corpos redondos. Vamos abordar as definições e propriedades dos poliedros.
Poliedros são figuras geométricas formadas por três elementos básicos: vértices, arestas e faces. Um poliedro é considerado regular quando suas faces são polígonos regulares e congruentes.
5. Vértices
O conceito de vértice deriva do vocábulo latim vertex, que significa “o mais alto”. Na perspectiva da geometria, o vértice é o nome que recebe o ponto de intersecção entre os segmentos que originam um ângulo ou onde se fusiona um mínimo de três planos. A cúspide de um cone ou de uma pirâmide também se chama vértice, da mesma forma que o ponto máximo ou mínimo de uma linha curva.
Na teoria dos grafos, cada vértice é considerado a unidade fundamental que compõe os grafos. Os grafos não dirigidos são compostos por vértices e arestas (isto é, pares desordenados de vértices), ao passo que os grafos dirigidos abarcam vértices e