geometria do mito da caverna
A parábola da caverna foi uma passagem do livro “A Republica” do filósofo grego Platão. É considerada uma das mais importantes parábolas da história da Filosofia. Através dessa metáfora é possível conhecer melhor uma importante teoria platônica.
O mito da caverna ou parábola da caverna, fala como as pessoas veem o mundo através das sombras, Platão descreveu muito bem com essa parábola a realidade de hoje e de antigamente. O mundo que nós vivemos não é muito diferente do que a parábola da caverna nos fala. Nós vivemos em um mundo de sombras, vivemos presos dentro de uma caverna que é o próprio mundo. Nós podemos dizer que somos pessoas livres para tomarmos nossas próprias decisões, mas isso tudo e ilusão.
Platão usa muito bem essa parábola ele retrata o que acontece até hoje, parece que a sociedade mudou com o tempo, mas isso é um engano, continuamos acorrentados com os nossos olhos vendados, continuamos olhando para o fundo da caverna. Vemos e ouvimos e acreditamos como aquelas pessoas da caverna que as sombras são o mundo, que as sombras e os ruídos eram o mundo deles. Acreditamos naquilo que nos é imposto pela mídia e pela sociedade, ou melhor, dizendo: aquilo que as sombras nos mostra.
Os programas de televisão o marketing que eles usam nos deixam alienados a pensar e acreditar que aquilo e o certo, que aquilo é o que nós devemos fazer, nós ficamos com o que a mídia diz, não conseguimos entender nem pensar sobre tais coisas.
Portanto, nós somos os prisioneiros, a sociedade são as pessoas que nos fazem acreditar que as sombras são tudo que existe no mundo e a fogueira é o esclarecimento que devemos busca para que assim deixemos de ser aprisionados e passemos a ter nossas próprias opiniões, para que dessa forma passamos a tomar nossas próprias decisões e assim