GEOMETRIA COM CANUDOS: CONSTRUINDO A GEOMETRIA ESPACIAL NA SALA DE AULA.
NA SALA DE AULA.
Marcos Santos Silva, UESB-JQ marquinhosmat2010@hotmail.com Rodrigo Schroeder, UESB-JQ rodrigo.schroeder@hotmail.com Rubia Oliveira da Silva, UESB-JQ rubiauesb@yahoo.com.br RESUMO: O objetivo do mini-curso é trabalhar a geometria do ensino médio, buscando tornar o aluno o sujeito ativo na sua aprendizagem, facilitando a compreensão dos conceitos geométricos, mostrando sua relação com o cotidiano e que o ensino/aprendizagem possa acontecer de forma significativa. Com a construção de poliedros através dos canudos, queremos mostrar um recurso didático eficiente para que professores de educação básica e alunos de licenciatura em Matemática possam utilizá-los em sala de aula. Este mini-curso se destina a um público de 20 pessoas.
PALAVRAS-CHAVE: Geometria; Ensino/Aprendizagem; Recurso Didático.
INTRODUÇÃO
O ensino de Geometria tem se tornado muito raro nas escolas de educação básica, seja por conta do calendário apertado, pelo professor não saber uma maneira de desenvolvê-lo com seus alunos ou pela dificuldade dos mesmos de compreenderem essa matéria. Cada vez mais alunos demonstram menos conhecimento dos conceitos geométricos elementares. Diante do exposto alguns professores e até mesmo estudantes poderiam se perguntar: mas por que estudar Geometria? Segundo Freudenthal:
A Geometria é uma das melhores oportunidades que existem para aprender matematizar a realidade. É uma oportunidade de fazer descobertas como muitos exemplos mostrarão. Com certeza, os números são também um domínio aberto às investigações, e pode-se aprender a pensar através da realização de cálculos, mas as descobertas feitas pelos próprios olhos e mãos são mais surpreendentes e convincentes.
Até que possa de algum modo ser dispensadas, as formas no espaço são um guia insubstituível para a pesquisa e a descoberta.
(Freudenthal, 1973, p.407)
Thom apresenta um outro argumento a favor do