Geometria Analítica
GEOMETRIA E ÁLGEBRA LINEAR
INSTITUTO POLITÉCNICO – CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
A GEOMETRIA DA CONSTRUÇÃO DE UMA PONTE DE ARCO
Professor: Anderson M. Vasconcelos
Autores: Anderson Munhoz, Guilherme Reis, Kleyton Silva, Manuela Rodrigues, Munira Muka
Resumo
Este trabalho teve como finalidade a análise da geometria da construção de uma ponte de arco. O problema a ser analisado é se esse tipo de ponte é realmente segura. Através das observações de todo o processo de construção da ponte colhida na literatura que comprovaram a segurança dessas pontes. Com a proposta sugerida, espera-se como resultado eliminar as dúvidas sobre os benefícios de se projetar e/ou construir pontes de arco.
Palavras-chave: Geometria, Arco e Ponte.
1. Introdução
Esse estudo analisou a Geometria da Construção do Arco de uma ponte. Realiza-se nesse estudo uma pesquisa bibliográfica para analisar a geometria da construção da ponte, dando uma ênfase especial da construção de uma ponte de arcos.
Com o intuito de compreender porque esse tipo de ponte é tão utilizado pela humanidade, avaliando se a geometria das pontes de arcos propicia segurança ou não. 1
2. Revisão Bibliográfica
Analisando a geometria da construção da ponte, observam-se os quatro tipos de pontes e algumas combinações [01]. A figura 01 abaixo apresenta esses 4 tipos:
Figura 01 – Tipos de pontes
A ponte viga ou treliça é, na verdade, um par de vigas de sustentação de uma plataforma medindo a distância entre dois piers. Um tal feixe tem de suportar a compressão nas suas partes superiores e tensão nas suas partes inferiores. Onde ele passa sobre apoios, outras forças entram em jogo. Um raio pode ser uma viga de caixa oca ou uma estrutura aberta ou treliça. Uma ponte em arco pode ser projetada de modo que nenhuma parte do que tem que suportar a tensão [02].
Uma ponte de suspensão é composta, basicamente, de uma plataforma suspensa de cabos pendurados entre as torres altas. Os