Geometria Analítica
Hall de entrada
As funções que devem atender o hall entrada são aquelas da recepção, armazenamento de artigo e ligação entre as diversas zonas da casa.
O hall é um ambiente eminentemente dinâmico. As funções que nele são desenvolvidas são caracterizadas pela mobilidade. Isto significa que nada deve ser colocado no hall que impeça ou dificulte o movimento. Uma casa falhará em seu funcionamento se houver dificuldades de modo que as pessoas circulem com liberdade em seu interior. Quando a passagem de uma parte a outra é rápido, direto e sem encontrar móveis no caminho, significa, com toda segurança, que as rotas de as circulações tem sido bem estudadas.
Na busca de economia, frequentemente suprime o hall de entrada, projetando diretamente para a sala de estar. Tal supressão é baseado na teoria de que a sala de estar demanda uma amplitude máxima e que é usado de forma mais eficaz a área que havia sido dedicada ao hall. Na verdade, o hall é necessario, pois envolve uma fronteira entre pessoas estranhas e a privacidade do lar. É desejável, portanto, quando os meios , o permitam, a inclusão desde local.
Projeto - Com relação a sua localização no interior do plano de distribuição, o hall tem que ter o acesso direto de todos os ambientes ativos da casa e em especial das dependências de serviços, de modo que a pessoa encarregada de atender a porta de entrada não deva efetuar longas distâncias cada vez que o sino tocar ou necessite atravessar ambientes como a sala de estar.
Em geral, a escada de acesso para o andar superior, que constitui o eixo vertical do sistema de circulação, é feito desde o hall de entrada. Também a partir deste local pode acessar o banheiro projetado para visitantes.
Dimensionamento – É necessário conhecer as dimensões básicas que melhor se adaptem a mecânica do corpo humano, para decidir, os valores que surgem, não só com relação, o corpo em repouso, mas também com relação ao espaço que este necessita para executar