geomembranas
DO SOLO
Resumo- As Geomembranas de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) sendo sua principal utilização em lago artificial de decantação e aterro sanitário, evitando a contaminação do solo, lençóis freáticos e afluentes próximos. Neste trabalho, serão abordados apenas os aterros sanitários de resíduos domésticos, sendo esta a destinação final da maior porcentagem do lixo produzido hoje em nosso país, além de ressaltar a importância das Geomembranas atuando com a função de barreira para o controle e desvio do fluxo de efluentes oriundos desses aterros, auxiliando na preservação do meio ambiente.
Palavras-chave: Geomembranas, aterros sanitários, polietileno.
Introdução
As alternativas para disposição final de resíduos sólidos urbanos mais utilizados hoje em dia são: compostagem, incineração, reciclagem e o aterro sanitário. A princípio, a melhor solução seria a incineração controlada porque reduz drasticamente o volume dos resíduos de uma cidade sem causar grande impacto ambiental e ocupar grandes áreas. No entanto, por questões econômicas, geográficas, climáticas e políticas, cada país dimensiona sua matriz ambiental balanceando as quatro soluções possíveis.
A Geomembrana é um dos tipos mais comuns de geossintéticos e consiste-se em uma manta de liga plástica elástica e flexível (lona grossa para impermeabilização). Fabricada com PEAD, polietileno de alta densidade, apresenta excelente desempenho quando utilizada como revestimento impermeabilizante podendo ter diversas aplicações.
A função primária das Geomembranas é de atuar como uma camada impermeável para controlar infiltração, percolação, ou fluxo de água e/ou percolado. Uma vez que a permeabilidade das diferentes Geomembranas são muito semelhantes, a questão preponderante é a manutenção da sua integridade físico-química.
A análise do projeto é também importante para determinar as propriedades necessárias sob as condições existentes. Alguns dos mais