geomarketing
Introdução........................................................................03
A geografia no mundo dos negócios..............................04
Pagina 02
Introdução
Pagina 03
A geografia no mundo dos negócios
A geografia foi até o começo da Era Moderna a disciplina que falava ao “príncipe”. Isso se deve ao fato de que o Rei (ou príncipe, monarca, Imperador etc) sempre tinha um geógrafo (ou um cartógrafo) a mão, pois ele precisava tomar decisões com base em dados reais que ele próprio não conhecia a fundo. Então, nasceu esse ditado de que “a geografia fala ao príncipe”.
Mas, no decorrer da Era Moderna o Estado passou a ser o príncipe. Ou seja, a autoridade não estava mais em uma pessoa exclusiva, mas estava disseminada em uma coisa que chamamos hoje de Estado. O Estado nada mais é do que um organismo (ou um órgão) que ordena todo o território. Ou seja, ele administra o território. O Estado brasileiro administra o território brasileiro da mesma forma (isto é exagero meu, mas é para exemplificar) que o Estado norte-americano ordena o território dos Estados Unidos.
A partir daí a geografia passou a falar ao Estado. A geografia se tornou nacional e nacionalista. Ai entrou a ideologia de estado e ai a geografia passou a sofrer graves distorções. Mas, também outras disciplinas vieram para “falar ao príncipe” tal como a administração, engenharia e principalmente o direito. Ora o nome já´diz “Estado de Direito”...rs. Esta nossos colegas advogados levaram mesmo! Mas, ainda há espaço para o geógrafo (digital é claro) falar ao Estado! Veja como algumas empresas estão usando mapas digitais para combater a dengue no Brasil e ganhando dinheiro com isso! E de onde saiu os projetos? De dentro de Universidades.
Mas, o mundo dá voltas porque ele é redondo! Então, a geografia agora, agora na era das grandes corporações globais, é chamada novamente ao palco central. Mas, foi agora chamada para