Geologia
2013
| | Tipos de Rochas |
Rochas sedimentares: rochas estratificadas
As rochas originadas a partir da consolidação de fragmentos de outras rochas, os restos de plantas e animais ou precipitados químicos, chamados rochas sedimentares. Rochas sedimentares detríticas são formadas a partir da deposição de outros pedaços de rocha após a fase de transporte. A classificação destas rochas baseia-se os tamanhos das partes que o compõem. As peças consistem de grande porte são conglomerados, arenitos têm grãos de tamanho intermediário e silte e argila tem pedaços muito pequenos. Rochas sedimentares e químicas orgânicas são formadas a partir da precipitação de certos compostos químicos, em soluções aquosas, ou por acumulação de substâncias orgânicas. Um tipo muito comum é o calcário, formado em grande parte por restos de organismos como corais, algas, etc. mas também pode ser causado pela precipitação de cimentos calcários. Os tufos calcários são rochas muito porosas com restos de plantas em abundância proveniente dos rios quando o carbonato de cálcio precipitado na vegetação.
O carvão e o petróleo são rochas sedimentares orgânicos provenientes da acumulação de restos orgânicos. Eles têm um enorme interesse econômico.
Rochas Ígneas Cristalização: resultantes de magma
As rochas que se formam a partir do resfriamento do magma são chamadas rochas ígneas. Estas rochas são muito comuns e são divididas em três tipos diferentes: plutônicas, vulcânicas e filão.
Rochas plutônicas são formadas quando o magma solidifica no interior da Terra. Como as temperaturas são elevadas para dentro, o arrefecimento de magma é muito lenta. Sob estas condições, os minerais têm muito tempo para crescer, para que essas rochas têm cristais relativamente grandes (eles ficam bem a olho nu).
À medida que a pressão no interior é também muito alta, minerais crescer rochas