Geologia
José Pedro Paixão, 10ºC
Praia do Caniçal e Museu Da Lourinhã [pic] [pic]
Introdução
Esta visita de estudo foi dividida em duas partes. De manhã deslocamo-nos á praia do caniçal, na parte da manhã, e em seguida ao museu da Lourinhã, na parte da tarde. A praia do Caniçal localiza-se perto da Lourinhã. Esta praia é particularmente diferente de outras devido há sua enorme arriba que contém uma imensidão de fósseis. No museu da Lourinhã, apesar de ser pequeno, tem mais informação do que muitos outros museus e também algumas coisas únicas no mundo.
[pic]
Praia do Caniçal
A praia do caniçal como já disse anterior mente tem uma grande quantidade de fosseis de dinossauros, o que faz com que esta praia seja muito útil para estudos e visitas é também conhecida internacionalmente.
Esta praia sofreu fenómenos de formação do relevo, tais como dobras e pendor, inclinação de camadas primitivamente horizontais, e ainda falhas de continuidade. Na praia do caniçal ao observarmos a primeira camada não é a mais velha pois ocorreu uma dobra, tal como se pode ver na imagem abaixo:
Uma possível razão para estes acontecimentos, explicada pelo nosso guia, foi algo que não era suposto acontecer e alterou a forma base da natureza, como por exemplo o desvio de um rio:
1- quando a água do rio está a correr num sentido sem anormalidades a camada formada durante esse tempo vai ser do tipo 1.
2- um obstáculo perturba a passagem da água, mas esta consegue contorna-la e continuar a correr. Houve uma de formação a água já não vai correr em linha mas em S. Nesse periódo de tempo forma-se uma camada de tipo 2.
3- por último o obstáculo destrói-se e volta tudo ao normal forma-se novamente uma camada de tipo 3.
No final quando formam-se um rocha vulgares com as 3 camadas todas