geologia
Oceano - Continente
Arco Vulcânico Continental:
- Importante sismicidade e vulcanismo ativo.
- Cadeia de montanhas que soerguem por compressão.
- Bordejado por uma fossa ou trincheira oceânica (Zona de subducção).
Oceano - Oceano
Arco de ilhas oceânicas:
- Cadeia montanhosa com forte sismicidade.
- Elevado fluxo de calor relacionado à vulcões ativos.
- Bordejado por uma fossa ou trincheira oceânica (zona de subducção.
Continente-Continente
- A convergencia involve duas litosferas continentais.
- Na interação oceano-continente, a convergencia é acomodada pela subducção.
- Na interação continente-continente, a convergencia é acomodada pela deformação da crosta; a subducção cessa (as duas litosferas não mais fundam no manto).
2) A figura expõe as margens continentais passivas que desenvolvem-se durante o processo de formação de novas bacias oceânicas quando da fragmentação de continentes. Este processo ilustrado, inicia-se com o aumento pontual do fluxo térmico no manto , que irá causar o soerguimento e abaulamento da crosta continental sobre esse ponto, eventualmente provocando o fraturamento e extrusão das rochas máficas. Com a subsequente instalação de correntes de convecção no manto inicia-se o processo distensivo gerando falhamentos normais e o desenvolvimento de estruturas do tipo rift valley. Com a continuidade do movimento distensivo, ocorre o adelgaçamento da crosta continental até que finalmente ocorra a ruptura desta crosta e o desenvolvimento de uma crosta basáltica oceânica incipiente. Um novo oceano começa a se formar. A medida que o processo distensivo continua, a crosta oceânica e o aceano vão também aumentando.
3) Ela ajuda a compreender o surgimento de bacias oceânicas quando da fragmentação de continentes, mares, e alguns fenômenos naturais.