Geologia
Para seus estudos, o geólogo pesquisa e analisa minerais, o solo, a topografia dos terrenos e fósseis. Ele utiliza em seu ofício uma grande variedade de materiais, como imagens de satélites, fotografias aéreas, cartas topográficas, receptor GPS, bússola, martelo, lupa de bolso, microscópio, recursos computacionais, entre outros. Além de servir-se de conhecimentos fornecidos pela química, a física e a matemática.
Assim, para optar por essa profissão, o candidato deve ter um perfil misto, ou seja, deve gostar de atividades ao ar livre, ter espírito observador e crítico na coleta de dados de campo e gostar também de atividades de laboratório e de escritório, ser criterioso e meticuloso no tratamento dos dados coletados e na interpretação dos resultados obtidos.
Esse especialista classifica rochas tanto na superfície terrestre quanto no subsolo e no fundo do mar, localizando e determinando a exploração de jazidas de metais como ouro, ferro, cobre, e também de depósitos subterrâneos de água e reservas de petróleo, carvão mineral e de gás natural. Também pode ser responsável pelo levantamento geológico e geotécnico de áreas para a construção de represas, túneis e estradas; estudar a recuperação de áreas degradadas por atividades de mineração; e elaborar relatórios de impacto ambiental. Bagagem teórica recebe reforço de aulas práticas, pesquisa e serviços prestados à comunidade |
Estima-se que o salário inicial seja de R$ 3.060,00, em média. Para atender à demanda por bons profissionais, o