geologia
O trabalho fala sobre os três tipos de rochas, que são: rochas magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas. E também fala sobre os três tipos de intemperismo, que são: intemperismo físico, intemperismo químico e intemperismo biológico. Constituição do solo e sua importância. Todos esses assuntos são estudado na disciplina de geologia e mineralogia.
Rochas sedimentares:
Nas rochas sedimentares é encontrado fósseis, elas sofrem a ação do calor, da água e do vento como forma de decomposição. É composta por sedimentos, que é formada sedimentação de partículas de outras rochas ou materiais orgânicos. Fases da formação das rochas sedimentares: 1 intemperismo, 2 erosão, 3 transporte, 4 deposição, 5 diagênese.
Alguns exemplos de rochas sedimentares: o arenito, o calcário, os cascalhos e o seixo.
Rochas magmáticas:
As rochas magmáticas são formadas pela solidificação do magma. O magma é lançado para o interior da terra, o magma é resfriado e assim formando rochas intrusivas, exemplo: granito. Quando o magma é lançado para fora da terra forma rochas extrusivo, exemplo: o basalto. As rochas magmáticas são rochas muito duras e não contem fósseis. Solos que são formados deste tipo de rochas são ricos em nutrientes, mas com alta dificuldade para a sua utilização. Rochas metamórficas:
São rochas modificadas em sua estrutura por novos minerais. As rochas magmáticas e sedimentares em decorrência de altas pressões e temperaturas, ocorrendo alterações nas suas propriedades e mudanças de minerais formando rochas metamórficas. Esse processo é chamado metamorfismo.
Intemperismo Físico
Intemperismo físico é toda ação procedente de forcas que atuam no desgaste do mineral, e sua lixiviação na superfície do solo, dentre eles a chuva, o vento e as raízes das plantas.
Através da chuva: com o impacto no solo, que desprende partículas de areia, silte e argila a longas distanciam.
Através do