geologia
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: GEOLOGIA PARA ENGENHARIA
ALCEU SANTIN JUNIOR
EDUARDO VELLOSO
PAULO CESAR CANALE
TRABALHO SOBRE PROPRIEDADE DOS MINERAIS
Rio verde – GO
2014
ALCEU SANTIN JUNIOR
EDUARDO VELLOSO
PAULO CESAR CANALE
TRABALHO SOBRE PROPRIEDADE DOS MINERAIS
O presente relato de questões sobre propriedade de materiais é apresentado a Uiversidade de Rio Verde, realizado pelos discentes: Alceu Santin, Eduardo Velloso e Paulo Cesar Canale do curso de Engenharia Civil.
Orientadora: Bianca Simoneli
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
1.INTRODUÇÃO 4
2.HEMATITA. 5 5
1. INTRODUÇÃO
Todos os processos geológicos estão de certa maneira dependentes das propriedades dos minerais e rochas. Erupções vulcânicas, movimentos tectónicos, os efeitos das ações de erosão e alteração, e mesmo as vibrações sísmicas, envolvem sempre determinadas características dos minerais e rochas.
Consequentemente, um conhecimento básico dos materiais constituintes da terra é essencial para a compreensão de todos os fenómenos geológicos. A classificação geológica dos terrenos inclui sempre alguma informação básica sobre o comportamento a esperar destes em relação à implantação de obras de Engenharia Civil.
Os minerais são substâncias por vezes muito comuns. As areias e outros solos são dois exemplos comuns de substâncias compostas essencialmente por minerais. Um mineral é qualquer substância sólida inorgânica. Cada mineral tem uma estrutura química definida que lhe confere um conjunto único de propriedades físicas, e são estas propriedades que relatamos no trabalho em questão elencado três minerais, o Talco, a Hematita e a Fluvotira.
2. HEMATITA.
a) Nome do mineral: Hematita , o principal minério de ferro. O nome vem do fato de que este mineral é