geologia
CAMPUS PETROLINA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ELEMENTOS DE GEOLOGIA
Tendências de temperaturas mínimas e máximas do ar no Estado de Minas Gerais
PETROLINA-PE
Setembro 2014
Tendências de temperaturas mínimas e máximas do ar no Estado de Minas Gerais
Tópicos abordados
Avaliar tendências das temperaturas mínimas e máximas do Estado de Minas Gerais.
Aumento da temperatura global média, pelo aumento das concentrações atmosféricas de gases do efeito estufa.
Síntese
Têm-se despertado muita atenção pelo impacto ambiental nos ecossistema em especial na agropecuária. De acordo com os modelos climáticos globais de IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), a temperatura global pode aumentar entre 1,4 e 5,8°c até o fim do século XXI. Embora o clima varie a preocupação é grande devido ao grande aumento da temperatura global causada pelo efeito estufa.
O Estado de Minas Gerais apresenta uma grande extensão territorial, com importante influência do relevo, sua economia é fortemente dependente de atividades agrícolas em especial da produção cafeeira que pode sofrer devido à oscilação do clima.
A região Norte apresenta clima seco, em comparação com a região Sul que tem temperaturas mais amenas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano. A diversidade climática do estado resulta em grande diversidade de paisagens, desde a caatinga, no extremo norte, passando vastas áreas do cerrado com diferentes densidades, aos campos de montanhas de floresta atlântica.
Além do efeito estufa, outros fatores têm contribuído com as oscilações climáticas, são as “ilhas de calor”, que são causadas pelo aumento na urbanização dos municípios. O estado de Minas Gerais tem are de 582.586 km² e ocupa cerca de 7% do território brasileiro. Seu regime pluvial apresenta dois períodos bem definidos, um chuvoso, no verão, e outro seco, no inverno. As chuvas concentram-se em seis meses do ano(outubro a abril) e o período