geologia
1- A Geologia possui alguma relação com a Engenharia Ambiental? Explique de que forma se interagem estas duas ciências.
R - Sim, existe uma estreita relação, já que as duas áreas do conhecimento tratam de questões que envolvem o meio ambiente.
Explicação: A Engenharia Ambiental tem como proposta o estudo e o conhecimento das características dos compartimentos - rocha, solo, água, ar e seres vivos. Assim, o compartimento “rocha” traduz naturalmente o envolvimento da geologia que, muitas vezes, responde ou soluciona problemas ambientais de grande relevância, tais como controle de deslizamentos, escorregamentos, estabilidade de taludes rochosos etc. Outra questão é saber utilizar os materiais rochosos sem agredir o meio ambiente ou danificar sítios fossilíferos e arqueológicos. 2- Qual é a importância dos conhecimentos de geologia que você viu até agora para o engenheiro ambiental
R - Em função da ampla abordagem da geologia, sobretudo em relação à dinâmica do Planeta e aos inúmeros fenômenos naturais, o engenheiro ambiental pode tirar proveito ao reconhecer que sua profissão (como engenheiro ambiental) exige uma visão crítica e ampla de tais fenômenos, o que o ajudará , sem dúvida, na discussão e proposição de soluções para problemas ambientais.
3- Ao conhecer um pouco sobre as características gerais do globo terrestre sob o aspecto geológico, tais como gravidade e isostasia, constituição interna (crosta, manto e núcleo) e movimento de placas você percebeu que o Planeta é muito dinâmico, ou seja, está em constante transformação. Do ponto de vista ambiental, você acha que o homem pode interferir nesses processos ou ele tem que aprender a conviver com os mesmos? Explique.
R – São processos naturais e de grande amplitude, o que impede que o homem interfira nos mesmos. Desse modo, o homem precisa aprender a conviver com tais fenômenos, principalmente os terremotos que são resultantes do choque de placas oceânicas