Geologia
1- Diferenciar conceitos de Geologia e Pedologia.
R: A Geologia estuda a Terra enquanto a Pedologia estuda o solo. Onde solo se define pelos minerais, gases, água e matéria orgânica e Terra abrange do núcleo até a crosta terrestre.
Pedologia: A pedologia considera a diferenciação morfológica do solo, seus componentes e sua origem, informa características gerais e peculiares do solo e seus dados servem de ferramenta para o planejamento agrícola e estratificação ambiental de modo específico para cada caso. O reconhecimento do solo é feito a partir da identificação das características morfológicas, químicas, físicas e minerais.
Geologia: A Geologia é a ciência que estuda a composição, a estrutura e a evolução da Terra, através dos produtos e processos geológicos que ocorrem no interior e na superfície do planeta. Dentre os produtos, destacam-se os continentes, os fundos marinhos, as cadeias de montanhas, as bacias sedimentares, as rochas, os solos, os minérios; e, dentre os processos, a migração dos continentes, os terremotos, o vulcanismo, a erosão de encostas, de vales e de praias e o assoreamento de rios e baías.
2- Qual a importância da Geologia na atuação do Engenheiro Civil?
R: Para que possamos começar uma obra devemos fazer um estudo do solo onde a obra será implantada, pois para cara tipo de solo a profundidade das estacas devem ser diferentes, com um solo mais compacto a perfuração deve ser menor do que em um arenoso ou com bastante matéria orgânica.
Dentre as condições geológicas específicas de interesse para engenheiro civil pode –se citar: composição e propriedade dos solos, composição e descontinuidades das rochas, condições de águas subterrâneas condições de relevo materiais de construção presentes e suas propriedades, características de estabilidade dos terrenos, condições de desmonte e escavação dos terrenos.
3- Descrever a teoria de tectônicas de placas. Quais os princípios vitais dessa teoria?
R: Essa teoria