geologia
LOCAL DA OBRA: TERRENO DO CRAS NA RUA PROJETADA ESQUINA COM A
RUA ANTONIO ALVES FERREIRA – BAIRRO MÃE MARIA EM PENAFORTE-CE.
CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PENAFORTE
1.0. – OBJETIVO
O presente Estudo Geotécnico tem por objetivos determinar o Índice de
Resistência à Penetração – SPT, e o reconhecimento do solo, visando gerar informações técnicas que permitam o dimensionamento das fundações que servirão de base para
a
construção do CRAS no município de Penaforte.
2.0. - DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS
A quantidade de furos, no caso 02 (dois), e o arranjo espacial destes dentro do terreno, foram determinados pela contratante.
Na realização das sondagens à percussão utilizou-se, inicialmente,
um trado
concha, com o qual fez-se um furo de 0,60 metro, no Furo 1, para a cravação do revestimento de aço na bitola de 2 ½” e em seguida deu-se prosseguimento ao avanço do furo com a utilização de um amostrador “Tipo Raymond” de 50,8mm de diâmetro externo e 34,9mm de diâmetro interno, do qual retirou-se amostras obtidas por ação da penetração deste amostrador no solo, provocada pelo golpe da queda de um peso de 65 Kg elevado a uma altura de 75,0 cm. Ressalte-se que é registrado o número de golpes necessários para a penetração de cada
15,0cm do amostrador, até que este seja aprofundado 45,0cm. Completado esse intervalo, o amostrador é retirado do furo, a amostra é coletada, acondicionada e identificada em sacos plásticos, para serem analisadas a “posteriore” em laboratório.
Os trabalhos foram iniciados com a locação dos furos (F01 A F02), de acordo com o estabelecido pela contratante (vide Croquis de Localização dos Furos).
Furo 01
Profundidade Final = 1,80m
Furo 02
Profundidade Final = 1,80m
OBS: Neste terreno, obteve-se um total de 3,60 metros perfurados através de sondagem à percussão.
3.0. - CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES:
Após criteriosa análise em laboratório na qual foram observadas as características