Geologia
Capitulo I
O âmbito da Geotecnia
As prévias informações que o engenheiro necessita:
1 – Os eventuais aspectos relacionados com a permeabilidade do maciço (terroso ou rochoso) onde as obras se situam
2- Comportamento mecânico dos respectivos terrenos, em termos de: - Resistência: capacidade de suportar solicitações sem rotura - Deformabilidade: capacidade de mudar de forma e dimensão sob efeito das solicitações
Solicitação:
É toda a causa exterior capaz de produzir ou alterar o estado de tensão ou de deformação de um corpo. Por exemplo: forças de massa ou de superfície, variações de temperatura ou equivalente. Capitulo II
Definiçao de Solo
Conceito Agronomico
a) Ser uma entidade espontânea de espessura mais ou menos superficial da crosta terrestre, com permanente evolução, com dinâmica própria, distinguindo-se das rochas pela presença de vida animal e vegetal no sei seio, exibindo estruturas e texturas que reflectem a sua génese.
b) Ser um sistema aberto que permuta matéria e energia com o meio envolvente, sendo sede de processos internos complexos de variáveis: químicas, físicas e biológicas.
c) Ser friável e móvel, constituindo o meio mais adequado ao desenvolvimento da quase totalidade das plantas. Diz-se natural se se encontrar como se formou, diz-se mais ou menos modificado como consequência da sua utilização pelo homem.
Conceito Geologico
Um deposito superficial constituído por rochas sedimentares detríticas não consolidadas (ou muito pouco consolidadas). Acresce não ser relevante a possança deste mesmo deposito sedimentar, bem como a litologia de cada um dos passíveis horizontes que a constituem.
Em agronomia, a espessura de um solo depende só de factores biológicos relacionados com a vida, sobretudo dos seres vegetais, passando a designar-se por não solo, a partira da profundidade em que a agricultura já não for viável.
Conceito Geotecnico
Solo – Conjunto natural de partículas minerais que podem