Geologia
Forma da Terra:
É uma elipse, o diâmetro equatorial (12.756.776m ) e o polar com (12.713.824m ). A maior elevação é a do monte Everest, no Himalaia, com quase 9.000m, e a maior depressão no oceano Pacífico, nas fossas das Filipinas, com cerca de 11.000m de profundidade.
Gravidade:
Se a Terra fosse perfeitamente esférica, imóvel e homogênea, o valor da força da gravidade (g) seria igual em todos os pontos da superfície; mas sendo a terra achatada nos pólos, estes se situam mais próximos do centro da Terra, determinando um valor maior da gravidade.
Isostasia:
Do grego isos, igual e stasis, equilíbrio. Dá-se o nome de isostasia ao equilíbrio dos blocos continentais siálicos que flutuam no substrato mais denso de SiMa, obedecendo ao princípio de Arquimedes.
Segundo Pratt: “Os blocos menos densos emergem mais do que os mais densos e de maior massa”. As áreas montanhosas seriam, formadas de rochas menos densas que as constituintes dos fundos oceânicos.
Segundo Airy: “A crosta constituída de blocos de mesma densidade e, quanto mais alto for o bloco do SiAl , maior será a sua raiz mergulhada no SiMa.”
A teoria de Airy é atualmente aceita como a mais plausível e nos dias de hoje, podemos observar diretamente os efeitos da isostasia na península da Escandinávia, onde se verifica um levantamento de cerca de um metro por século, como conseqüência de alívio de grandes massas de gelo que cobriam toda aquela área há poucos milênios atrás.
Constituição e estrutura do globo terrestre
Profundidade
Km
Camadas
Constituição
Densidade
Temperatura
ºC
Velocidade das ondas P em Km/s
35
Crosta superior
Descontinuidade de Conrad
Crosta inferior SiAl
SiMa 2,7
3,0 800
1.000 5,6
6,5
200
900
2.900
Descontinuidade de Mohorovicic
2.000
8,2