Geologia
As rochas constituem as unidades estruturais que compõe a crosta terrestre, e podem ser agregadas a uma ou mais tipos de minerais. De uma maneira geral os minerais podem se formar por: resfriamento do magma,resfriamento de soluções ou gases magmáticos, evaporações de soluções salinas, reações entre substâncias e intemperismo
Cada mineral possui um conjunto de características físicas e químicas específicas. A determinação daspropriedades físicas de um mineral possibilita, normalmente, a sua identificação. Apesar da análise de algumas destas propriedades implicar o recurso a técnicas e equipamentos especializados, é possível distinguir os minerais mais comuns pela observação direta ou através de simples procedimentos, como determinar a cor, a dureza, o brilho e o traço, e também observar as propriedades químicas do mineral.
Cor – Há minerais que apresentam diversas cores (minerais alocromáticos) e minerais que apresentam apenas uma única cor (minerais idiocromáticos), o que facilita a sua identificação.
De uma maneira geral os minerais podem se formar por: resfriamento magma,
Dureza - É a resistência oferecida por uma superfície lisa do mineral ao ser riscado. A dureza de um mineral é classificada numa tabela de 1 a 10, onde quanto menor a resistência oferecida pelo mineral ao ser riscado, menor é a sua classificação. A dureza pode ser determinada tentando riscar o mineral com a unha, com uma moeda, com um pedaço de aço, pegando o mineral e tentando riscar um pedaço de vidro, ou um pedaço de porcelana.
Brilho - É o aspecto da superfície do mineral quando reflete a luz podendo ser metálico ou não metálico
Traço – Constitui a cor do pó fino mineral, podendo ser observado ao riscar uma placa de porcelana.
Propriedades Quimicas – A principal delas é a dissolução do mineral quando em contato com um ácido. Pingando-se uma gota de ácido clorídrico diluído sobre um mineral, caso seja observado efervescência, pode-se concluir que esse se trata de