Geologia
Os solos minerais são constituídos por uma mistura de partículas sólidas de naturezamineral e orgânica, ar e água, formando um sistema trifásico, sólido, gasoso e líquido. As partículas da fase sólida variam grandemente em tamanho, forma e composição química e a sua combinação nas várias configurações possíveis forma a chamada matriz do solo. Considerando o solo como um corpo natural organizado, portanto ocupando dado espaço, a recíproca da matriz do solo forma a porosidade dos solos. Outro fator que interfere diretamente na porosidade dos solos refere-se à maneira com que as partículas sólidas se arranjam na formação dos solos.
Duas propriedades físicas, hierarquicamente mais importantes, referem-se a texturado solo, que é definida pela distribuição de tamanho de partículas, e a estrutura do solo definida pelo arranjamento das partículas em agregados. A porosidade do solo, por sua vez, é responsável por um conjunto de fenômenos e desenvolve uma série de mecanismos de importância na física de solos, tais como retenção e fluxo de água e ar, e, se analisada conjuntamente com a matriz do solo, gera um grupo de outras propriedades físicas do solo associadas às relações de massa e volume das fases do sistema solo. Não menos importante são as propriedades associadas à reação mecânica do solo à aplicação de forças externas.A física de solos estuda e define, qualitativa e quantitativamente, as propriedadesfísicas, bem como sua medição, predição e controle, com o objetivo principal de entenderos mecanismos que governam a funcionalidade dos solos e seu papel na biosfera.
A importância prática de se entender o comportamento físico do solo está associada ao seu uso e manejo apropriado, ou seja, orientar irrigação, drenagem, preparo e conservação de solo e água. A definição de um solo fisicamente ideal é difícil devido ao tipo e natureza dasvariações físicas dos solos que ocorrem ao longo da profundidade