geologia
Geologia Econômica: É a geologia aplicada aos problemas econômicos. Há problemas particulares concernentes ao solo e subsolo que só podem ser resolvidos por geólogos. Entre os diversos exemplos destacaríamos o abastecimento de uma cidade em água potável, a construção de edifícios (implantação e gabarito), a localização e construção de barragens, as pesquisas minerais, etc.
2. Explique o que os cientistas descobriram ao estudar as diferentes densidades do planeta terra?
Ao analisar a diferença entre a densidade média do Planeta Terra e a superfície os cientistas descobriram que a densidade interna é maior do que a densidade média e deduziram que o interior da Terra é diferente, composto por outro material (Rochas).
3. Qual é, e como foi possível determinar a constituição interna da terra?
Como se pode conhecer as camadas geológicas abaixo de nossos pés e outras estruturas localizadas no interior e no centro da Terra, situado a cerca de 6370 km de profundidade? Por meio de perfurações o homem tem acesso, direto, apenas, aos primeiros quilômetros. Daí, para baixo, são as ondas sísmicas que revelam conhecimentos sobre o interior de nosso Planeta.
A propagação das ondas sísmicas produzidas pelos terremotos varia de velocidade e de trajetória em função das características do meio elástico em que trafegam. A correta interpretação do registro dessas ondas, através dos sismogramas, permite inferir valores de velocidade e densidade tanto em rochas no estado sólido, ou parcialmente fundidas, como naquelas situadas próximas da superfície ou em grandes profundidades. Dessa forma, é possível comprovar suposições sobre o estado dessas estruturas internas.
4. Explique o que significa gradiente geotérmica e de que forma ele pode variar?
Gradiente geotérmico é a taxa de variação do aumento da temperatura do interior da Terra com a profundidade. Este gradiente