Geologia
GEOLOGIA DE ENGENHARIA 12. GEOLOGIA DE TÚNEIS
12.1 CONCEITUAÇÃO
TÚNEL É uma estrutura subterrânea construída sem atingir a superfície ou escavações feitas a partir da superfície e que sejam posteriormente reaterradas, com o objetivo de transpor obstáculos. Obstáculos: elevações, rios, áreas povoadas, etc. Obras de Engenharia: estradas, metrôs, adutoras, etc.
12.2 ESTUDOS GEOLÓGICOS PARA TÚNEIS
IMPORTÂNCIA: traz economia maior segurança nas escavações Lineamento de um túnel deve ser o mais RETILÍNEO possível devido a um: menor custo de construção menor percurso melhor visibilidade Alinhamento Básico: deve atender a interesse de tráfego/transporte Traçado Final depende das: condições geológicas condições hidrológicas da área. ESTUDOS GEOLÓGICOS PRELIMINARES mapeamento geológico de superfície; sondagens espaçadas de acordo com a geologia do terreno; abertura de poços exploratórios para exame da rocha “in situ”. OBJETIVOS DOS ESTUDOS GEOLÓGICOS Determinar: os tipos de rochas e de seus elementos estruturais (dobras, falhas, fraturas); as propriedades físicas, químicas e mecânicas das rochas; a classificação e espessuras das camadas de solo; as condições hidrológicas, de temperatura e de gases.
12.3 ELEMENTOS ESTRUTURAIS
DOBRAS FALHAS FRATURAS
56
a) DOBRAS: são ondulações existentes nas camadas rochosas originadas de movimentos tectônicos (movimento da crosta) ou atectônicos (acomodação de camada, deslizamentos de rocha). b) FALHAS: são ruturas nas camadas rochosas, seguidas de deslocamento ao longo de um plano. c) FRATURAS: são ruturas que ocorrem nas rochas, segundo um plano, sem que haja deslocamento relativo.
12.4 FATORES GEOLÓGICOS TÍPICOS E SUA INFLUÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE TÚNEIS
Posicionamento das camadas rochosas a serem atravessadas por um túnel: Rochas maciças Camadas inclinadas Camadas verticais Camadas dobradas
12.5 OUTROS FATORES CORRELACIONADOS COM O GEOLÓGICO
Condições