geologia - o planeta terra
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS
Prof.: Jorge Aparício Catique
O PLANETA TERRA
1 - CARACTERÍSTICAS GERAIS DA TERRA
1.1. INTRODUÇÃO
O Sol é uma estrela de média grandeza e encontra-se formando He pela queima de H, há cerca de 4,6 bilhões de anos.
Os demais corpos que pertencem ao Sistema Solar (planetas, satélites, asteróides, cometas, além de poeiras e gás) formaram-se ao mesmo tempo em que sua estrela central. Isto confere ao sistema uma organização harmônica no tocante à distribuição de sua massa e às suas trajetórias orbitais de seus corpos maiores, os planetas e satélites.
O principio básico da formação do nosso sistema solar está na condensação da matéria primitiva, constituída por elementos dissociados, os quais foram se combinando para formar os diversos planetas do sistema.
A Terra, com todos os conhecimentos acumulados até hoje e ampliados com a conquista do espaço pelo homem, têm demonstrado que possui características físicas bem diferentes dos demais planetas do sistema solar. Estas características físicas podem ser resumidas considerando-se, principalmente, as camadas envoltórias do globo terrestre. Estas camadas são:
1.1.1 - Atmosfera: chamada de esfera gasosa é constituída principalmente de oxigênio (21%), hidrogênio, nitrogênio (78%) e hélio e, em menor quantidade, vapor de água, gás carbônico e gases inertes.
1.1.2 - Hidrosfera: chamada de camada líquida e compreende em sua maior expressão os oceanos e mares. Na realidade, não chega a constituir-se de camada contínua, pois é interrompida por outra, a litosfera.
1.1.3 - Litosfera: camada pétrea e constitui as partes emersas da crosta terrestre, formada de material rochoso e de solos.
1.1.4 - Biosfera: com cerca de 3,5 Ga, constitui a camada viva (biomas) do planeta, onde se encontram os vegetais ligados diretamente ao solo e, conseqüentemente, à vida animal em todas as suas formas. Nas áreas continentais os biomas