Geologia e Geomorfologia da Ilha do Mel - PR
Para Eduardo Salamuni diretor presidente da MINEROPAR, “A geomorfologia e a geologia são ciências complementares que tratam, basicamente, dos aspectos físicos das paisagens e dos terrenos que as sociedades ocupam ou pretendem ocupar e usar”.
As planícies costeiras paranaenses, incluindo as da Ilha do Mel, são formadas por sedimentos arenosos de origem marinha costeira com idades inferiores a 120.000 anos. Sua formação é devido às grandes variações do nível do mar ocorridas no Período Quaternário, últimos 1,8 milhão de anos, consequência dos períodos glaciais (idades do gelo) e interglaciais (períodos quentes). Durante os períodos glaciais, a água que evaporava dos oceanos, precipitava na forma de neve e ficava retida na forma de gelo sobre os continentes, causando o rebaixamento do nível do mar. Durante os períodos interglaciais as geleiras derretiam e a água voltava aos oceanos elevando seu nível. Atualmente vivemos num período interglacial com um dos níveis do mar mais altos de todo o período Quaternário. A planície costeira paranaense formou-se principalmente durante os dois últimos períodos interglaciais cujos máximos foram, respectivamente, há 120.000 anos e 5.600 anos.
2. Formação da Ilha do Mel
Os dados abaixo foram extraídos dos Painéis de Geologia da MINEROPAR que faz uma detalhada caracterização da formação geológica da Ilha do Mel, e para a elaboração dos painéis contou com a participação dos professores: Dr. Rodolfo J. Ângulo e Dr. J. J. Bigarella.
No primeiro Período, há 120.000 anos, o nível do mar estava a 8 metros acima do atual, a planície costeira praticamente não existia e a linha de costa estava localizada quase no sopé da Serra do Mar. Neste período, a Ilha do Mel estava reduzida a um pequeno arquipélago formado pelos atuais morros da Ilha.
Fonte: Mineropar. Org. Farias.
A seguir o mar desceu até alcançar um nível de aproximadamente 120 metros inferior ao atual, há 18.000