Geologia Trabalho
O termo mineral pode ter vários significados consoante a formação da pessoa que o utiliza. De facto os minerais são substâncias por vezes muito comuns. As areias e outros solos são dois exemplos comuns de substâncias compostas essencialmente por minerais. Um mineral é qualquer substância sólida inorgânica. Cada mineral tem uma estrutura química definida que lhe confere um conjunto único de propriedades físicas. . O termo agregado significa que os minerais se apresentam misturados mas mantendo as suas propriedades individuais. Apesar da maioria das rochas serem compostas por mais de um mineral, alguns minerais podem apresentar-se em grandes quantidades impuras.
MINERAL – é toda substância homogênea, sólida ou líquida, de origem inorgânica que surge naturalmente na crosta terrestre. Normalmente com composição química definida e, se formado em condições favoráveis, terá estrutura atômica ordenada condicionando sua forma cristalina e suas propriedades físicas.
PROPRIEDADES DOS MINERAIS
Hábito de um mineral é a Maneira mais frequente com que um mineral se apresenta. Todos minerais estão enquadrados em um dos tipos de sistema cristalino. Ex. Quartzo: Prismático, terminando por faces de romboedro. Feldspatos: Prismas monoclínicos ou triclínicos. Micas: Placas tabulares.
EXEMPLO: Estrutura interna e
Forma de Halita (NaCl).
PROPRIEDADES FÍSICAS
Dureza:
É a resistência ao risco. É dada pela escala empírica de MOHS.
Obs.: • A variação da dureza dessa escala não é gradativa ou proporcional • Dureza função de: - composição química - estrutura cristalina
Ex.: Diamante e grafita - carbono
Traço: É a propriedade de o mineral deixar um risco de pó, quando friccionado contra uma superfície não polida de porcelana branca.
• Dureza superior ao da porcelana (7) – incolor (provoca um sulco na porcelana).
• O traço nem sempre apresenta a cor do